Ortodontia - Rosas Odontologia Humanizada

Ortodontia

A ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares, caso eles estejam posicionados de forma inadequada. Dentes tortos e que não se encaixam corretamente são mais difíceis de higienizá-los, além de interferir diretamente na autoestima das pessoas.

Tipos de aparelhos:

1. Aparelho fixo metálico

O aparelho fixo metálico é, sem dúvida, o modelo mais convencional e conhecido por muita gente. Mesmo quem nunca usou um, deve conhecer ou já viu alguém usando. Confeccionado em aço inoxidável, esse tipo de aparelho é muito resistente e versátil, já que pode ser usado para tratar diversos problemas de desalinhamento dental.

Uma das suas principais vantagens é o custo, já que ele costuma ser mais em conta do que os outros tipos de aparelho à disposição no mercado. Durante o tratamento, o aparelho vai puxando gradualmente os dentes até a posição correta — isso é feito com a ajuda de ajustes realizados pelo ortodontista.

O resultado pode demorar um pouco para aparecer e você deve ir até o consultório do ortodontista de forma periódica para fazer os ajustes necessários. É um dos tipos de aparelho mais comuns entre os jovens, por isso, é comum a personalização, que é feita com borrachas coloridas acopladas nos bráquetes.

Ortodontia - Aparelho Fixo Metálico

2. Aparelho fixo estético

Uma das principais reclamações dos pacientes, principalmente entre os adultos que usam aparelhos fixos, é a questão estética. Isso porque existe uma ideia de que o aparelho fixo tradicional dá um aspecto de adolescente.

Foi em razão dessa reclamação recorrente que surgiu o aparelho fixo estético. Ele foi um dos primeiros aparelhos ortodônticos criados com o objetivo de melhorar a estética, entregando a discrição desejada por alguns pacientes.

Mantendo a função de corrigir problemas de alinhamento da arcada dentária, a sua principal vantagem é um tratamento que alia correção dental e estética. Você vai conseguir passar por todo o processo e ainda deixar um aspecto mais discreto do sorriso durante o uso do aparelho.

O aparelho fixo estético, em termos funcionais, é muito parecido com o anterior, tanto nas vantagens quanto desvantagens. A diferença entre eles está apenas nos bráquetes, que podem ser de porcelana ou safira, e no custo do tratamento, que costuma ser mais elevado.

Ortodontia - Aparelho Fixo Estético

3. Alinhadores invisíveis

MOSTRE O SEU SORRISO, NÃO O APARELHO!

Os alinhadores invisíveis foram pensados no seu bem estar. Integram um dos tratamentos ortodônticos mais procurados da atualidade e que têm feito muito sucesso entre os pacientes, especialmente o público adulto.

Por meio de um tratamento desenhado de acordo com as suas necessidades, são produzidas várias placas transparentes e removíveis, que alinham os dentes sem a necessidade de bráquetes ou fios.

Muito mais confortável que os tratamentos convencionais, ele não atrapalha em nada a sua fala, nem machuca seus lábios ou suas gengivas.

Cada placa é produzida para se adaptar aos dentes em cada etapa do tratamento, à medida que ela é utilizada e os dentes se movimentam, sendo feita a substituição do alinhador até alcançar o resultado pretendido.

Entre as vantagens, além da estética, pois o alinhador é muito discreto, você tem a liberdade de removê-lo para se alimentar, melhor higienização bucal e menor tempo de tratamento, já que os alinhadores são personalizados, individuais. Não prejudica a fala e as consultas são mais rápidas.

Outro ponto de destaque é a alimentação. Como o aparelho pode ser removido, você tem a liberdade para consumir qualquer alimento, sem a preocupação de causar danos ao aparelho.

Ortodontia - Rosas Odontologia Humanizada

Agende agora o seu procedimento!